Cordeiro OnLine

O Portal de Notícias de Cordeiro do Maranhão

domingo, 8 de maio de 2011

A DISPUTA POLÍTICA NA EMANCIPAÇÃO DA REGIÃO DO CORDEIRO EM PIO XII - MA

Vereador Claudinho (PMN) X Vereador Davi (PPS)




O município de Pio XII também não ficou de fora da onde de povoados maranhenses que pretendem se desligar da cidade - mãe. O Povoado Cordeiro e adjacências há anos lutam para se transformar em cidade.


Na região da baixada de Pio XII como são conhecidos os povoados que pretendem se emanciparem tem uma grande estrutura e a região é bastante populosa - se caracteriza como a maior região do município.


O principal interessando na sua emancipação é o vereador Claudinho (PMN) que é a principal força política da região. Em 2004, Claudinho chegou a ser o vereador mais votado de Pio XII, já na última eleição em 2008 alcançou a terceira colocação no geral, porém aumentando a sua votação. O vereador já estar no seu terceiro mandato e já presidiu a Câmara Municipal de Pio XII nessa legislatura.


Por outro lado, corre os interesses do vereador Davi (PPS), parlamentar também no terceiro mandato e que já presidiu a Poder Legislativo de Pio XII. Davi é filho ex - prefeito de Pio XII, o Zé Dico, que durante décadas comandou a região do cordeiro "a mão de ferro". Zé Dico deixou o poder e hoje se encontra enfraquecido politicamente e financeiramente, perdeu o poder eleitoral na região para seu principal adversário, o vereador Claudinho, que ganhou referência nas comunidades da região pelas lutas das associações contra o latifúndio do ex - prefeito Zé Dico. Várias terras do ex - prefeito foram desapropriadas pelo INCRA. Claudinho levou crédito com êxito da luta dos lavradores associados na região.


O vereador Davi não detém de tanta força eleitoral e política na região, suas votações não se comparam com as do vereador Claudinho nas urnas na região do cordeiro, entretanto o parlamentar não deixa de ser a segunda força política local. Davi não tem feito muito esforço pra ver o Cordeiro se emancipar, assiste tudo de longe, só quer ver o bolo feito pra depois de pronto tentar lhe abocanhar.


Seguindo o outro caminho, o vereador Claudinho tem mobilizado a comunidade para emancipação do povoado, o parlamentar participa de todas as reuniões na Assembléia Legislativa e já chegou a estar em Brasília reforçando a emancipação com outros povoados no Maranhão.


A emancipação de povoados no Maranhão não será uma luta fácil, a região do Cordeiro em Pio XII já percebeu isso. Seu interesse em emancipá - lo tem cunho diretamente político.


Caso a região do Cordeiro chegue a município fica bem próxima a realização do sonho pessoal e política do vereador Claudinho em ser prefeito.


Em Pio XII, o vereador já ensaiou candidatura nas eleições passadas, mas terminou fechando com o atual prefeito Mundiquinho e se reelegeu vereador.


Tem muita gente em Pio XII de olhos vidrados na emancipação da região do Cordeiro, mas só uma força política luta para que a causa das comunidades realmente se efetive, o próprio vereador Claudinho. Os serviços prestados pelo vereador e sua dedicação pela causa da emancipação lhe gabarita como o nome natural e mais forte para definitivamente alcançar o seu tão sonhado posto – o de prefeito municipal, não sendo de Pio XII, se satisfaz sendo prefeito do Cordeiro do Maranhão. Se alcançar será com mérito.


Extraido do Blog de Pedro Lopes.

Um comentário:

  1. so queria esclarecer que o Claudinho nao chega ser tudo isso nao, quem e cidadao da futura cidade cordeiro do maranhao, deve se lembra da promessa que o Sr Vereador Claudinho e o atual Prefeito fizeram, eles prometeram uma praça para o cordeiro, isso porque ambos pleitavam a reeleição,chegaram ate a começa a obra para demonstrar interesse, apos se elegerem param a obra e novamente esqueceram da populaçao do cordeiro, so lembrando, a residencia do Sr vereador fica na frente dessa suposta praça!!!! meu nome e Paulo Eduardo, nasci e cresci no cordeiro e hoje eu moro fora, mas um dia o bom filho á casa retornará!!!!

    ResponderExcluir