Cordeiro OnLine

O Portal de Notícias de Cordeiro do Maranhão

sábado, 21 de maio de 2011

Inscrições ao Enem começam na 2a feira (23)

Os estudantes que quiserem participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro, já poderão se inscrever a partir da próxima semana, de segunda-feira (23), até o dia 10 de junho.
As inscrições começam a partir das 10h de segunda-feira e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horários de Brasília). Os estudantes deverão fazer as inscrições pela internet no site do Enem. A taxa de inscrição será de R$ 35,00, mesmo valor do ano passado. Estão isentos do pagamento todos os alunos de escolas públicas do País e os candidatos que apresentarem carência socioeconômica.
As datas foram anunciadas na última quarta-feira (18) pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman. Além disso, o Ministério da Educação confirmou que, a partir de 2012 a avaliação terá duas edições. 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19) o editar do Enem, com as regras para a edição 2011 do exame, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro.
O edital tem informações aos alunos que estiverem concluindo o ensino médio em 2011, ou que já o tenham concluído em anos anteriores. As inscrições só poderão ser realizadas pela internet e o valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
Nesta edição, o instituto espera a participação de 6 milhões de estudantes, quase 1 milhão a mais do que foi registrado no exame do ano passado.
Na coletiva à imprensa, a presidente do Inep adiantou que a primeira edição de 2012 está prevista para ocorrer nos dias 28 e 29 de abril. Já a data da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais.  
“Uma avaliação por ano ainda não responde às exigências acadêmicas. É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos, pois vale a pena investir cada vez mais na educação de nossos jovens”, afirmou a presidente.
A intenção, segundo ela, é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  O Enem é aplicado atualmente em 140 mil salas de aula de 1.599 municípios. 

Novas medidas de segurança
Para evitar erros de segurança e de gestão do exame ocorridos em anos anteriores, o Inep contratou, por meio de pregão realizado pelo Ministério do Trabalho, a empresa Módulo-Soluções para GRC, Governança, Riscos e Compliance, para fazer o gerenciamento e gestão de risco de todo o processo, com 1276 itens elencados a serem checados. Esse processo vai desde a elaboração da matriz, passando pela logística de distribuição e aplicação das provas nas 140 mil salas em todo o País.
Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada sala terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.
Outra novidade anunciada para o exame é a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o controle de qualidade de todo o processo de aplicação do exame. De acordo com Tuttman, especialistas do Inmetro vão acompanhar o trabalho de impressão das provas na gráfica.
Perguntada se daria garantias para o sucesso do exame deste ano, a presidente afirmou: “O Enem deu certo. Tanto é que cada vez temos mais adesões, tanto de instituições do ensino superior, quanto para a certificação. Se ele não tivesse dado certo, não teríamos quase 5 milhões de participantes. É um processo irreversível, mas que, como todo o processo, precisa ser aperfeiçoado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário